O Pátio da Graça é o restaurante localizado no coração do pátio que interliga edifícios históricos requalificados do Villa Graça – Hostels & Apartments, com um menu implementado e desenvolvido pelo Chef Rafael Duarte, cuja inspiração funde a Cozinha Peruana com influências Japonesas.

Inaugurado em 2020, com um conceito totalmente inovador na cidade de Santarém, com o objetivo de dar a conhecer a influência Japonesa no Perú (Nikkei) num conceito informal mas requintado, surgiu o restaurante Pátio da Graça.

A Gastronomia Nikkei, apresentada no Menu do Pátio da Graça, assenta na oferta de sabores modernos, estando-se na constante criação de pratos que fundem sabores do Perú e do Japão combinados com produtos endógenos.

Na Cozinha, liderada pelo Chef Rafael Duarte, reflete-se um menu desenhado para partilhar, dando a oportunidade de explorar diferentes sabores numa experiência única.

A Cozinha Nikkei...

A origem da Gastronomia Nikkei remonta ao final do século XIX, quando o Peru começou a receber imigrantes japoneses devido à necessidade de mão de obra para a indústria do açúcar.

Os japoneses foram quebrando as suas consolidadas tradições gastronómicas e aos poucos os ingredientes peruanos passaram a fazer parte dos seus pratos típicos, e, com o tempo, os peruanos começaram a utilizar ingredientes de origem nipónica nos seus pratos. Foi neste contexto de fusão de ingredientes e sabores dos países peru e japão que surgiu a Gastronomia Nikkei, tendo-se desenhado iguarias de incontornável sabor, pintados em ceviches, tacos, entre outros.

A Equipa...

Mensagem do

Chef Rafael Duarte

Desenhar um menu onde essencialmente o leve às ruas do Perú e do Japão, proporcionando uma experiência de sabores e essências que o transporte para algo diferente.

O segredo da nossa cozinha está nos ingredientes e no amor e dedicação com que cada detalhe é preparado por cada membro da equipa. Queremos fazer da sua visita uma experiência de bem-estar num ambiente que respira arte, modernização e uma encenação de pratos que faça de si o ator principal do nosso palco.

Aliamos o tempero, o aroma, a arte e a alegria de cozinhar para lhe oferecer pratos com técnicas modernas, simples e ao mesmo tempo complexos, mas cheios de cultura.

Se ainda não teve oportunidade de nos visitar, faça-o em breve, sentir-me-ei lisonjeado por poder recebê-lo!

Conhecer mais...

Rafael Duarte é natural do Estoril. Descobriu o seu talento, quando no 2.º ano da Licenciatura Direção e Gestão Hoteleira da ESHTE-Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, começou a trabalhar no restaurante Midori, no Penha Longa Resort, sob a batuta do Chef Pedro Almeida, com um menu com referência à cozinha japonesa.

Terminada a Licenciatura, e durante a sua estadia no Midori surgiu a oportunidade de realizar um Cross Training em Tenerife, no restaurante Kabuki, também com a oferta no âmbito da gastronomia japonesa, distinguido com 1 estrela Michelin.

A paixão pela gastronomia surgiu quando ainda dava os primeiros passos no seu percurso, e assim, com garra, sede de conhecimento, empenho e dedicação aproveitou este Cross Training para consolidar conhecimentos adquiridos e abrir novos horizontes.

A viagem seguinte teve como destino a cidade londrina. Em Londres passou pelo SushiSamba, onde o Chef Cláudio Cardoso lhe abriu as portas para essa nova aventura. Seguiu-se o Lima Fitzrovia (1 estrela Michelin) e fez a abertura do Chicama London. Seguiu-se a colaboração com o restaurante The Dining Room – Japanese Grill, onde se manteve como braço direito do conceituado Chef Japonês Taiji Maruyama.  A sua passagem por restaurantes de renome internacional em Londres, fê-lo apaixonar-se pela gastronomia peruana, com uma assinatura que apresenta ingredientes exóticos, cores vibrantes, sabores únicos e uma cultura diferente. Foram 5 anos além fronteiras com o objetivo de alimentar o seu conhecimento.

O regresso a Portugal não tardou.

O amor pela gastronomia japonesa, que levou o Chef Rafael Duarte a escolher a sua carreira profissional, e a descoberta da extraordinária oferta de ingredientes, sabores e cores da cozinha peruana,  fê-lo ter coragem para voltar a Portugal e desenvolver o projeto Pátio da Graça para, de um modo requintado e simples, dar a conhecer a Street Food Nikkei.

Nossos Parceiros

O que dizem de nós?